Blog

Confira as dicas do Professores Paulo Enio Garcia da Costa Filho e Renato Queiroz Nogueira Lira para quem deseja prestar concurso para a vaga de Perito Odontolegista.

1 – NÃO DEIXE PARA COMEÇAR A ESTUDAR SÓ QUANDO O EDITAL SAIR

Não termos dúvida: um dos principais problemas para o candidato é a falta de tempo para estudar. E quando o edital é publicado, aí é que o tempo fica apertado mesmo!

Normalmente, a prova acontece entre 45 e 90 dias depois da publicação do edital. Dá para se preparar nesse período? Até dá… Mas não é o ideal!

Estudos apontam que os melhores resultados de memorização são alcançando utilizando-se a memória de longo prazo, ou seja, aquela em que você aprende determinado assunto e vai fixando-o ao longo do tempo por meio de estudos, exercícios e outras ferramentas.

2 – ESTUDE O EDITAL

O edital é a “regra do jogo” do concurso público. Quando você joga um jogo (e quer vencer, claro), você precisa conhecer a fundo as regras!

Muitas pessoas são eliminadas simplesmente por não seguirem aquilo que está previsto no edital. Então, não adianta nada se matar de estudar e perder a vaga por descumprimento de alguma regra, certo?

Se o edital do concurso que você está esperando ainda não saiu, leia o anterior. Caso não consiga esse edital, leia os mais recentes de outros estados. Normalmente eles são muito parecidos!

3 – NÃO SE PREOCUPE COM NOTA DE CORTE OU CONCORRÊNCIA

Muita gente perde tempo imaginando quantas pessoas farão a prova e quantos pontos precisam fazer para ser aprovado.

Aceite essas verdades:

1) muitas pessoas se inscreverão no concurso; e

2) você vai precisar acertar muitas questões, mas não todas.

Daqueles que se inscrevem, geralmente 20% nem vão fazer a prova, acredita?

E pode ter certeza de que ao menos 50% não se prepararam. Sobram cerca de 30%, sendo que, desses, consideramos que menos de 10% realmente se prepararam. Pronto, esses são os que realmente concorrem… tá vendo? Não são tantos assim!

Em relação à quantidade de questões, pense que você deve chegar no dia da prova pronto para acertar tudo! Claro que isso não vai acontecer, mas a ideia deve ser essa. Assim, se preparar o máximo possível é a dica.

4 – FAÇA MUITAS QUESTÕES

Para passar em um concurso, o que você precisa é acertar mais questões, a fim de obter o máximo de pontos possível. Para isso, é óbvio que o conhecimento é importante…

Mas mais importante ainda é “saber fazer prova”! E isso pode ser treinado. Não adianta saber toda a matéria e errar a questão… Ao contrário, é possível acertar uma questão, mesmo sem saber especificamente aquela matéria! E isso faz toda diferença!

Ao longo do tempo, questões se repetem, por incrível que pareça! Uma dica muito importante é: faça pelo menos a prova do último concurso daquele estado. Isso vai te ajudar a entender como funciona aquele concurso, além de te mostrar suas virtudes e falhas nas diversas matérias.

5 – AFASTE AS DISTRAÇÕES

Vá ao “tempo de uso” do seu celular e veja quanto tempo você tem desperdiçado com algumas atividades que, convenhamos, não te levam a lugar algum…

Se você quer se tornar um perito odontolegista, alcançar um sonho, mudar de vida, não pode perder tempo!

Sua preparação para o concurso é um investimento. Não só financeiro, mas pessoal! Durante esse tempo, você vai precisar trabalhar menos, passear menos, se divertir menos, terá menos tempo com a família…

Mas lembre-se que sua preparação é por um tempo limitado… e os benefícios de ser aprovado são para o resto da vida!

6 – ESTUDO PARA CONCURSO NÃO É IGUAL AO ESTUDO ACADÊMICO

Sabia que quem passa em um concurso não é necessariamente quem sabe mais Odontologia Legal?

Existem colegas especialistas, mestres e doutores em Odontologia Legal que têm muita dificuldade para passar… Isso porque estudar para concurso não é o mesmo que estudar para a graduação ou para a pós-graduação. São estudos completamente distintos.

As bancas normalmente se utilizam de poucos livros para preparar as questões. Não é comum ser necessário procurar referências de artigos internacionais em sites acadêmicos, por exemplo.

Como bibliografia, um ou dois livros são mais que o suficiente, caso você tenha acesso a um bom curso preparatório.

7 – INVISTA EM UM BOM MATERIAL DE ESTUDO

Para aprender uma grande quantidade de matérias em um curto intervalo de tempo, você precisa de método. Pegar meia dúzia de livros e ler até o rodapé das páginas não vai te levar a lugar algum…

Utilizar as técnicas disponíveis de ensino-aprendizagem é o melhor caminho para solidificar os conhecimentos mais rapidamente e aumentar muito suas chances de aprovação.

Vídeo-aulas para assistir quantas vezes quiser, slides esquematizados com dicas de prova, apostilas com muitas questões para treinar à vontade, resoluções de questões e provas em vídeo, ferramenta de revisão espaçada, possibilidade de tirar dúvidas com professores envolvidos com a temática dos concursos…

Já pensou em tudo isso junto, em um único curso preparatório? Esse é o método que tem aprovado muitos dentistas nos concursos para perito odontolegista pelo Brasil e que é aplicado no Curso Perito VIP, dos professores Paulo Enio e Renato Lira.

Conheça o Curso Perito VIP e siga o perfil do Instagram @peritovip.

Autores

Para mais matérias sobre o incrível mundo da odontologia legal, acesse nosso blog.