Primeiramente gostaria de me apresentar! Meu nome é Geraldo Miranda, cirurgião-dentista, perito criminal, especialista, mestre e doutor em Odontologia Legal. Eu tenho experiência em concursos, sou professor de cursos presenciais e on-line e tenho um curso de odontologia legal desde 2012, que sempre atualizo. O que eu quero mostrar com essa breve apresentação é que tenho experiência tanto teórica quanto prática para escrever sobre esse assunto aqui no Blog do Dr. Mário Fernandes para trazer informações para você que tem interesse no cargo e o concurso para odontolegista.
Eu já fui concurseiro e sei como é difícil a preparação, a dedicação e o stress, mas posso garantir que vale a pena. Você não deve se preocupar com a concorrência e sim com a banca, porque ela faz questões com o objetivo de eliminar candidatos. Mas nós não vamos cair nas pegadinhas dela, não é?!
Geralmente o que cai nos concursos para o cargo de odontolegista é tudo aquilo que é visto em um curso de especialização em odontologia legal, uma especialidade que vem crescendo tanto na esfera cível, envolvendo litígios entre cirurgiões-dentistas e seus pacientes, quanto na esfera penal envolvendo crimes e os grandes desastres de massa como os que ocorreram no Brasil nos últimos anos. Nesses casos, os odontolegistas tiveram papel importante na identificação dos corpos, daí a necessidade de novos peritos com formação específica na área.
Muitos de vocês não viram esse assunto na graduação, outros nem tiveram a disciplina de odontologia legal na faculdade, por isso é importante se preparar. E essa preparação é a longo prazo, porque a matéria é enorme e a concorrência é feroz.
Outro ponto muito importante é a resolução de provas anteriores, principalmente da banca que fará o certame. Cada banca tem um “estilo” e se baseia em determinados autores. Quando está treinando você pode errar, na prova não! Você verá que as questões se repetem, afinal de contas o assunto é finito. Para passar no concurso de odontolegista você não precisa saber tudo, basta saber o que a banca está pedindo.
Muita gente confunde o cargo de odontolegista com o de perito criminal. Esses cargos estão expressos na Lei 12.030/2009, além do cargo de médico-legista, todos são peritos de natureza criminal. Ou seja, se você quer trabalhar na área criminal é preciso passar no concurso. Por isso você tem que conhecer a legislação do estado em que você mora ou tem interesse em prestar o concurso. Isso porque tem estados que não tem o cargo de odontolegista, mas você que é cirurgião-dentista, pode prestar para perito criminal. Mas fique atento porque tem estados que não exigem formação específica em determinada área e outros exigem. Tem um artigo recentemente publicado na Revista Brasileira de Odontologia Legal que mostra essa diferença. Vou deixar o link aqui como uma leitura complementar: clique aqui.
Esse artigo mostra também um ponto negativo que é a baixa quantidade de vagas ofertadas para o cargo de perito odontolegista. Por isso, se você realmente quer a área criminal tente também outras alternativas como os cargos de papiloscopista ou agente/investigador tanto da polícia federal quanto nos estados.
Como exemplo vou te contar o meu caso: aqui em Minas Gerais não existe o cargo de odontolegista. Eu fiz o concurso para perito criminal que, por lei, tem como exigência a formação em qualquer curso de nível superior. Então quando passei fui trabalhar no interior fazendo perícias em geral, tanto as externas (locais de crime como mortes violentas, patrimônio, trânsito, etc) quanto as perícias internas (balística, documentoscopia, avaliações, etc). Depois de oito anos é que fui removido para a Seção de Odontologia Legal do Instituto Médico Legal onde atualmente estou lotado. Eu tenho vários colegas dentistas que continuam trabalhando na criminalística e gostam muito.
Relatei meu próprio exemplo para te mostrar outras alternativas e como diz o ditado “não coloque todos os ovos numa única cesta”. Apesar não ter trabalhado por muitos anos especificamente com odontologia legal eu ganhei uma grande experiência em criminalística.
Espero que tenham gostado das informações e que elas tenham sido úteis de alguma forma. Para quem quiser mais informações eu tenho um site (clique aqui) e também um Instagram profissional (clique aqui) onde posto assuntos de odontologia legal, legislação atualizada, dicas para o concurso de odontolegista, inclusive com questões resolvidas.
Sucesso para vocês e que sejamos futuros colegas peritos! Geraldo Miranda.
Para saber mais sobre especialização em Odontologia Legal: clique aqui.
Crédito da imagem: Designed by Pressfoto / Freepik